Vereadores recebem secretária da Cultura para tratar de interesses dos artesãos de Monte Azul Paulista

Na quarta-feira, 13, o presidente da Câmara Municipal de Monte Azul Paulista, Mardqueu Silvio França Filho (PSD), e o primeiro secretário da Casa de Leis, Walter Alessandro Silva Rodrigues (PSDB), receberam a secretária municipal de Cultura e ex-vereadora, Ana Maria Fonzar Plaza, bem como o artesão Clóvis Donizete Simão, representando a Comunidade de Artesãos de Monte Azul Paulista, para tratar de assuntos de interesse dessa classe trabalhadora.

Durante o encontro, foi discutida a possibilidade de um espaço destinado à exposição de trabalhos artesanais, na Feira do Produtor Rural, que há mais de um ano estava inativa, em razão da pandemia Covid-19, e voltou às suas atividades na noite da primeira quarta-feira de outubro, 6, na Praça Siqueira Campos, a “Pracinha da Delegacia”. Em pauta, também, a documentação SUTACO - Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades, via Secretaria Municipal de Cultura, que poderá viabilizar melhorias para os artesãos de nossa cidade.

Além dos presentes na reunião, estão unindo forças em benefício dos artesãos monte-azulenses os vereadores Fábio Ap. Balarini (PSD), Ricardo Sanches Lima (PSDB) e Wilson Rodrigues – Fia (PL).

A SUTACO – Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). Ela tem como missão viabilizar, preservar, incrementar e promover o Artesanato Paulista contribuindo para o desenvolvimento local de modo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável.

O trabalho realizado pela SUTACO, além de resgatar as formas tradicionais de expressão cultural do povo brasileiro, permite que o artesanato seja utilizado para criar oportunidades de geração de renda e emprego.

A SUTACO coordena no Estado de São Paulo o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), criado pelo Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio, cujas diretrizes estão voltadas para o fortalecimento e apoio aos núcleos de produção e de comercialização artesanal.

Publicado em: 20 de outubro de 2021