Cuidados com a dengue no Dia de Finados

A dengue não é brincadeira, é uma doença que pode matar!

O combate ao mosquito Aedes aegypti deve ser durante todo o ano, mas com a proximidade do Dia dos Finados, o Controle de Vetores faz um alerta para intensificar o cuidado com a água parada. A dengue não é brincadeira, é uma doença que pode matar!

O Setor de Controle de Vetores, alerta a comunidade sobre os vasos e floreiras levados aos cemitérios por conta do Dia de Finados (2 de novembro), que podem servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Embalagens plásticas, suportes para as velas colocadas nos túmulos, copos plásticos e os próprios jazigos podem servir de criadouro para as larvas do mosquito. Por isso, quem visita os cemitérios deve tomar alguns cuidados.

As chuvas constantes e o aumento das temperaturas transformam qualquer recipiente que acumula água em um local propício para a proliferação do mosquito da dengue. Pedimos que a comunidade fique em alerta e não deixe a água acumular em nenhum lugar.

CUIDADOS – No caso de vasos, a recomendação é preenchê-los com areia ou substituí-los por modelos que não acumulem água. Uma opção é preferir flores artificiais ou as plantadas diretamente na terra e evitar plantas que podem reter água entre as folhas, como bromélia.
Outro cuidado é retirar embalagens plásticas dos vasos, não usar cachepôs (porta vasos), nem deixar objetos que possam estocar água sobre os túmulos, além de reparar periodicamente os jazigos para evitar saliências ou buracos.

Organização: Controle de Vetores Municipal
Apoio: Prefeitura Municipal de Monte Azul Paulista
Fonte: Página Prefeitura Map @prefeituramonteazulpaulista  (Facebook)
Publicação do dia 27/10/2021, às 13h27