Projeto sobre reposição e aumento do piso salarial divide opiniões

A reunião realizada na quinta-feira (21), na Câmara Municipal de Monte Azul Paulista, com o objetivo de discutir o aumento salarial proposto pelo prefeito Jackson Plaza aos funcionários e servidores municipais foi um tanto polêmica e dividiu opiniões. Nem mesmo o advogado do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Edson Artoni Leme, e o presidente da entidade, Valdinei José Carvalho, chegaram a um consenso.
Na reunião em que participaram todos os vereadores e representantes dos diversos setores públicos do município, foi discutido, principalmente o Projeto de Lei nº. 113/2007, de 21 de junho de 2007, que dispõe sobre reposição salarial e aumento de piso salarial, enviado à Câmara na tarde de quinta-feira.
Tal projeto é fruto de uma conversa que aconteceu na quarta-feira (20), entre o prefeito e sua base política e o presidente da Câmara Municipal, Luiz Carlos Geromini, que representou o Legislativo Municipal, e tem o seguinte teor:
- O piso salarial será de R$ 495,00 (quatrocentos e noventa e cinco reais) correspondente à referência 01, referente à aplicação do INPC dos últimos 12 meses mais aumento real.
- Os funcionários constantes na referência 02 terão aumento de 13,36%, referente ao INPC acumulado de junho de 2004 a maio de 2007.
- Os funcionários da referência 03 à referência 10 terão reposição salarial de 5%, parte do índice acumulado de junho de 2004 a maio de 2007 do INPC.
Apesar da divergência de idéias dos participantes, Geromini conduziu a reunião com muita calma e bom senso, conforme a ocasião exigia. O presidente disse que os vereadores continuariam trabalhando para melhorar a proposta do prefeito e na próxima semana se reuniriam extraordinariamente para discutirem e votarem o referido projeto, entre outros.