Depois de quase uma década de lutas pela construção da terceira faixa na SP 322, vereadores acreditam que este ano a obra será iniciada

Os vereadores da Câmara Municipal de Monte Azul Paulista estão esperançosos que em breve serão atendidos em suas solicitações por melhorias e construção da terceira faixa na Rodovia Armando de Salles Oliveira – SP 322, principalmente no trecho entre os municípios de Olímpia e Bebedouro. A luta dos vereadores para conseguir as melhorias necessárias à rodovia vem de longa data; inclusive, de acordo com registros, em 25 de agosto de 1999, o então presidente da Casa de Leis, Antônio Arnaldo Gurjon (PMDB), solicitou a intervenção do deputado estadual Rodolfo Costa e Silva junto ao governado do Estado de São Paulo, Mário Covas, para que, juntamente com a Secretaria de Transportes, estudasse as possibilidades de se construir a Terceira Faixa, entre os municípios de Monte Azul Paulista a Bebedouro, em caráter de urgência, pois o aumento do fluxo de veículos de transporte de cargas pesadas estava causando transtornos aos usuários do referido trecho, inclusive com a ocorrência de vários acidentes com vítimas fatais.

Em 18 de novembro do mesmo ano, o presidente da Câmara Municipal fez o mesmo pedido ao governador Mário Covas e ao vice-presidente da República, Marco Maciel, estendendo o benefício até o município de Olímpia.

Passados três anos sem que o problema fosse resolvido, o vereador Alexandre Vidotti Machado (PMDB) solicitou ao deputado estadual Geraldo Vinholi, então líder do PDT, que se empenhasse junto ao órgão competente para conseguir a implantação da terceira faixa na SP 322, no trecho de 46 km entre os municípios de Olímpia e Bebedouro. A resposta veio em 9 de dezembro daquele ano, com cópia do ofício enviado ao Secretário de Estado dos Transportes, Luiz Carlos Frayze David, na mesma data.

As tentativas dos vereadores não pararam por aí; em 2005, o vereador Luiz Carlos Geromini (PSDB), então 1º secretário da Casa de Leis, foi autor da indicação nº. 001/2005, solicitando providências do secretário estadual de Transportes, Dario Rais Lopes, quanto à referida rodovia, e que fosse dado conhecimento ao governado do Estado, Geraldo Alckmin, ao diretor regional do DER e aos presidentes das Câmaras Municipais de Bebedouro e Severínia. No ano seguinte, Geromini requereu informações do governador do Estado e do secretário de Transportes sobre os motivos que impediam a realização de tal obra. Já em janeiro de 2007, por meio do requerimento 001/2007, o vereadores democratas, Fábio Jerônimo Marques e Marta Maria Almeida de Lara, solicitaram que se oficiasse o governador do estado, o presidente da Assembléia Legislativa do Estado e prefeito municipal, o presidente regional dos municípios do Vale do Rio Grande, o secretário dos Transportes e os prefeitos e presidentes das Câmaras Municipais das cidades envolvidas entre os municípios de Bebedouro e Olímpia, para que tomassem providências conjuntas visando reivindicar a construção da terceira faixa na referida rodovia, bem como as demais melhorias necessárias; pediu ainda que cada vereador indicasse um deputado estadual, aliado partidário, para que também se empenhassem nesse sentido, e da parte deles, indicaram o deputado Rodrigo Garcia.

A partir daí, as Câmaras Municipais de toda a região também se manifestaram a esse respeito e, posteriormente, a Comissão Especial de Estudos – CEE de Olímpia foi formada para unir forças e conseguir o mesmo objetivo, que culminou com uma reunião com o secretário dos Transportes, Mauro Guilherme Jardim Arce, na Secretaria de Estado dos Negócios dos Transportes, em São Paulo, na tarde de quinta-feira, 17 de janeiro de 2008. Participaram dessa reunião, para protocolar pedido de implantação da terceira faixa e demais melhorias necessárias na Rodovia Armando Salles Oliveira, os vereadores de Monte Azul Paulista, Fábio Jerônimo Marques (DEM), Josnei Bento Gomes (PSDB) e o presidente da Casa de Leis, Luiz Carlos Geromini (PSDB), bem como vereadores de Olímpia e Cajobi.

O encontro foi viabilizado pelo então presidente da Câmara Municipal de Olímpia e atual prefeito daquele município, Geninho Zuliani, e pelo deputado estadual Rodrigo Garcia, ambos do DEM, que também estiveram presentes, além do superintendente da Uvesp – União dos Vereadores do Estado de São Paulo, Paulo Marcondes, ocasião em que Geromini entregou ao secretário dos Transportes o pedido com toda a documentação (dados estatísticos referentes ao número de acidentes, vítimas, veículos que trafegam diariamente pela rodovia e matéria jornalística em DVD produzida pela TV TEM) conseguida pela CEE, formada pela Câmara Municipal de Olímpia especialmente para esse fim.

Naquela ocasião, o secretário mostrou-se preocupado com o problema e prometeu dar prioridade à viabilização do projeto para que a liberação do recurso pudesse acontecer de forma urgente, passando à fase de licitação, para que até o final do ano, segundo ele, as obras fossem iniciadas.

Ainda, em 2008, o vereador Fabinho solicitou informações sobre referida obra, por meio do requerimento 042/2008, que teve como resposta do secretário dos Transportes cópia do ofício assinado pelo superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem, engenheiro Delson José Amador, informando “... tão logo o projeto esteja concluído, com características técnicas e custos definidos, a execução da obra será priorizada, condicionada à disponibilidade de recursos financeiros”.

A informação mais recente sobre o assunto chegou à Câmara no final de março deste ano, por meio do vereador Alexandre Vidotti Machado (PMDB), que recebeu um ofício do deputado estadual Geraldo Vinholi, dizendo que a referida obra deverá ser licitada neste ano.