Câmara Municipal de Monte Azul Paulista deverá ser composta exclusivamente por homens, nos próximos quatro anos

Fato inédito nos últimos 40 anos, desde que a primeira mulher assumiu uma cadeira no Legislativo Municipal e chegou à presidência

A Câmara Municipal de Monte Azul Paulista deverá ser composta, exclusivamente por homens, nos próximos quatro anos, com base nos resultados das eleições do dia 2 de outubro, quando 12.437 eleitores compareceram às urnas. Desses, 11.621 (93,44%) validaram seus votos, 265 (2,13%) votaram em branco e 551 (4,43%) anularam a oportunidade de escolher seus representantes, ao lado dos 3.148 (20,20%) que se abstiveram de votar.

É a primeira vez que a Casa de Leis não terá a presença feminina, desde 1977, quando a primeira mulher assumiu uma cadeira legislativa. A pioneira, Cleide Maria Rodrigues da Silva, legislou de 1977 a 1982, sendo reeleita para a legislatura seguinte (1983-1988) juntamente com Marli Fumeiro, que foi vereadora até o final do ano 2000. No biênio 1987-1988, de sua última legislatura, Cleide Rodrigues presidiu a Câmara Municipal de Monte Azul Paulista, sendo até o momento a única mulher a ocupar esse lugar junto à Mesa Diretora do Legislativo local.
A partir do ano 2000 até 2008, Marta Maria Almeida de Lara foi a única mulher a compor a Câmara de Vereadores, fato que se repetiu com Onilda Barbosa dos Santos Rocha na 15ª legislatura (2009-2012). E, na atual legislatura (2013-2016), três mulheres fazem parte da vereança: Ana Maria Fonzar Plaza, Onilda Barbosa dos Santos Rocha e Raquel Lauriano de Souza.

Dos 11 vereadores eleitos para a próxima legislatura (2017-2020), apenas quatro fazem parte da atual composição: Antônio da Costa Filho (PV), Eliel Prioli (PMDB), José Alfredo Perez Cantori - Zinho (PMDB) e Percival Rogge (PP). Antônio Sérgio Leal - Té (PSD) e Josnei Bento Gomes (PHS) já fizeram parte da Câmara Municipal em outros períodos: o primeiro em duas legislaturas (2005-2008 e 2009-2012) e o segundo na 14ª legislatura (2005-2008).

Os demais eleitos que deverão assumir uma cadeira no Legislativo Municipal são Jânio Sérgio Gurjon (PP), Orival Alves, o Zóio (DEM), Paulo Panhoza Neto (PSD), Ricardo Sanches Lima (PSDB) e Wilson Rodrigues, o Fia (PSD).

Da 16ª Legislatura (2013-2016), não estarão na Câmara em 2017 o atual presidente Antônio Arnaldo Gurjon (PMDB) e Euro Blattner (PMDB) que optaram em não concorrer, Ana Maria Fonzar Plaza (PP) e Fábio Jerônimo Marques (DEM), que disputaram o cargo de vice-prefeito,  bem como os vereadores que não foram reeleitos: Onilda Barbosa dos Santos Rocha - Nilda do Posto (PSDB), Raquel Lauriano de Souza (PSDB) e Tiago Fabrício Pontes - Turk (PSDB).

O prefeito Paulo David (PSDB) foi reeleito com 5.078 votos (43,70% dos votos válidos), ao lado do 1º secretário da Casa de Leis, Fábio Jerônimo Marques (DEM), o Fabinho da Delegacia, vereador por quatro legislaturas consecutivas (2001-2016). Marcelo Otaviano (PHS), que já presidiu a Câmara Municipal em 2009 e 2010, junto com a vereadora Ana Plaza (PP), conquistou 5.032 votos (43,30%) e Emerson Fachini com Renato M. Picoli somou 1.511 votos (13% dos válidos).

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral o resultado divulgado está sujeito a alteração, já que alguns candidatos ainda não tiveram seus votos computados devido à sua situação jurídica ou à do seu partido e aguardam a conclusão do recurso. Para conferir o número de votos de cada candidato e consultar a situação mais recente, acesse http://divulga.tse.jus.br/oficial/index.html

Os eleitos deverão ser diplomados pelo juiz eleitoral, Ayman Ramadan, até o dia 19 de dezembro de 2016, e, em seguida a Câmara Municipal solicitará de cada um a documentação necessária para a posse nos respectivos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito, no dia 1º de janeiro de 2017, em sessão presidida por Percival Rogge, vereador eleito com o maior número de votos.

Em razão das Eleições 2016, a primeira sessão ordinária de outubro será realizada na segunda-feira, 10, às 20 horas, com transmissão ao vivo do Plenário Palmiro Torrieri da Câmara Municipal “Palácio 8 de Março”, que fica na Rua Coronel João Manoel, 90 – Centro de Monte Azul Paulista-SP.

Texto e foto: Marlene Manteli - Assessora de Imprensa e Cerimonial - imprensa@camaramonteazul.sp.gov.br

Publicado em: 06 de outubro de 2016