Reunião com representantes de clubes e superintendente do Saemap esclarece assuntos relacionados à água

Em reunião com o presidente do Clube Recreativo Monteazulense, Guilherme Lima Junqueira, com o diretor do Monte Azul Tênis Clube, Ricardo Agudo Pizarro, e o superintendente do Saemap – Serviço Autônomo de Água e Esgoto e Meio Ambiente de Monte Azul Paulista, José Aparecido Lemo, na tarde do dia 12 de novembro, os vereadores tiveram suas dúvidas esclarecidas em relação à água, já que todos os envolvidos estão preocupados com o uso racional desse recurso natural.
Segundo informação de seu representante, o Monte Azul Tênis Clube tem poço próprio e a água é reaproveitada quando “aspiram” as piscinas. Já em relação à água que sai do Clube Recreativo Monteazulense para a rua, “é quando se lava a parte social, aproveitando a água “aspirada” das piscinas, e estudam-se as possibilidades de recuperar o poço do clube, que atualmente está lacrado”, disse o presidente do clube.
São de domínio público, as leis municipais que isentam instituições e aposentados do pagamento de água (Lei nº 221/59, Lei nº 222/59, Lei nº 914/89, Lei nº 1.594/2009, disponíveis no site da Câmara Municipal: www.camaramonteazul.sp.gov.br), dentre as quais estão incluídos os referidos clubes, mas, em contrapartida, tais instituições oferecem algum benefício ao município, disponibilizando suas dependências para a realização de reuniões, campeonatos, aulas de tênis, vôlei, etc. No caso do Monte Azul Tênis Clube, tem até um hidrante, na Rua São Pedro, que poderá ser utilizado pelo Corpo de Bombeiros, em caso de emergência.
O superintendente do Saemap também esclareceu sobre a lavagem da Praça Rio Branco, questionada por alguns cidadãos, já que a ordem é “economizar água”. “Caminhões-pipa traziam água de açudes ou utilizavam água de um poço exclusivo, pois a praça precisava ser lavada até o dia 1º de dezembro, em cumprimento às exigências da última etapa do convênio”, justificou Lemo.
Para as vereadoras Ana Maria Fonzar Plaza (PTB) e Raquel Lauriano de Souza (PT), que requereram verbalmente ao presidente da Casa de Leis, Antônio da Costa Filho (PV), a realização desse encontro, a reunião foi muito produtiva e atendeu as suas expectativas, pois “tudo foi explicado com clareza”.
Os demais vereadores também apoiaram a iniciativa das requerentes, participando da reunião, e também saíram satisfeitos com as explicações recebidas e convencidos de que cada um está fazendo sua parte para o bem comum.

Publicado em: 14 de novembro de 2014