Presidente do Legislativo participa da inauguração da sede do Tribunal de Contas em Araraquara

Neto Panhoza, Antonio Roque Citadini, vereador Toninho do Sindicato e Eduardo de Souza, na inauguração da UR-13 do TCE

O presidente do Legislativo Municipal, vereador Antônio da Costa Filho (PV), participou, no último dia 2 de agosto, em Araraquara, da solenidade de entrega da sede própria da Unidade Regional do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), da qual Monte Azul Paulista passa a pertencer (antes o município pertencia à sede do TCE de São José do Rio Preto).
A UR-13, ou Unidade Regional do TCE, também abrigará a subsede da Escola de Contas Públicas de Araraquara, ou ECP, a primeira no interior do Estado paulista, que ministrará cursos para gestores públicos, inclusive do próprio Tribunal.
O presidente da instituição, conselheiro Antonio Roque Citadini, contemplado pela Câmara Municipal com o título de Cidadão Araraquarense, por sugestão do vereador João Farias, teve seu trabalho enaltecido pelo prefeito daquela cidade, Marcelo Barbieri. “Roque Citadini é o grande formulador das teorias técnicas que visam melhorar a gestão pública”, enfatizou o prefeito.
O presidente do TCE elogiou as ações do prefeito Marcelo em Araraquara, agradeceu o apoio pela construção da sede própria na cidade e pelo título de Cidadão Araraquarense, e explicou que a instalação no município, inclusive a ECP, irá proporcionar mais economia de recursos públicos.
Antonio Roque Citadini elogiou também o corpo técnico do órgão como “os grandes responsáveis pelas ações no Estado” e destacou que a posição geográfica favoreceu a escolha de Araraquara para receber a Regional.
O conselheiro do TCE Dimas Ramalho destacou a ação do Tribunal no Estado de São Paulo e as inovações implementadas pelo presidente Roque Citadini, que atua há 25 anos na instituição. Dimas elogiou a austeridade praticada pelo prefeito Marcelo naquela semana, com o anúncio do corte de gastos públicos no Executivo, e a "essencial união das forças políticas de Araraquara”.
Outras autoridades, como o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, João Farias, e os deputados estaduais Roberto Massafera e Edinho Silva, também destacaram a importância do TCE em Araraquara, instalado desde 2007 na cidade, e com a sede própria oferecerá “maior aproximação do órgão com os outros poderes e o fortalecimento da descentralização administrativa”.
Também participaram da solenidade o conselheiro Severiano de Aguiar, do TCE do Estado do Tocantins, e os conselheiros do TCE-SP Sidney Beraldo, Sérgio Siqueira Rossi e Cristiana de Castro Moraes, além do diretor do TCE Araraquara Marcelo Záccaro e da diretora da ECP local, Silvana de Rose, além de cerca de 30 prefeitos, vereadores, secretários municipais e outras autoridades.
O contador da Câmara Municipal de Monte Azul Paulista, Eduardo Médici de Souza, acompanhou o presidente Toninho do Sindicato, e o Secretário de Negócios Jurídicos da Prefeitura, Paulo Panhoza Neto, representou o prefeito Paulo David (PSDB), na inauguração do UR-13.
Nova sede
Construída no bairro Jardim Santa Mônica, com investimento de R$ 5.513.733,52, incluindo mobiliário e toda a infraestrutura de áudio e vídeo, a sede própria do TCE possui três andares e um auditório com capacidade para 300 lugares, em área de 3.162 metros quadrados, doada pela Prefeitura.
A unidade regional, que atende a 37 municípios, abriga também a subsede da Escola de Contas Públicas (ECP), órgão ligado à Corte de Contas, que desenvolve ações educacionais e atua nas áreas de capacitação e treinamento dos servidores e jurisdicionados.

Publicado em: 07 de agosto de 2013