Encontro entre deficientes e candidatos ao cargo de prefeito lota o Plenário Palmiro Torrieri

AME promoveu o evento com o objetivo de conhecer os projetos de cada candidato e elaborar uma carta compromisso em benefício dos deficientes

Marlene Manteli

O encontro entre deficientes e os candidatos ao cargo de prefeito do município de Monte Azul Paulista, Paulo Sérgio David, da coligação “Unidos por Monte Azul”, e Igor Fonzar Plaza, da coligação “Juventude e Experiência”, lotou o Plenário Palmiro Torrieri, da Câmara Municipal “Palácio 8 de Março”, na noite de 11 de setembro. O público também tomou conta do hall de entrada, onde o evento foi transmitido por meio de um televisor, e se estendeu por toda a frente da Casa de Leis.
Promovido pela AME – Associação dos Monteazulenses Especiais, sob a presidência de Antônio Francisco Guerra dos Santos, o encontro teve como objetivo conhecer os projetos de cada candidato em benefício dos deficientes, já que “o mapeamento das entrevistas realizadas pela entidade no início deste ano indica que há muito a ser feito para que Monte Azul Paulista seja uma cidade onde as pessoas com deficiência tenham uma vida com mobilidade, acessibilidade e inclusão”.
Segundo Guerra, “as perguntas feitas aos candidatos representam as demandas apresentadas durante as entrevistas e também pelos diversos indicadores colhidos do Censo 2010 – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística”, enfatizando que “a legislação, as normas e as perguntas sugeridas pelos deficientes foram exaustivamente pesquisadas e analisadas pela AME ao elaborar as questões”.
“Acreditamos que o tema em geral é do conhecimento dos senhores candidatos, porém nos permitimos supor que não o seja de forma detalhada. Por este motivo, cada pergunta será precedida de uma breve introdução, trazendo os dados utilizados na elaboração das questões”, anunciou o presidente da AME, na função de mediador do evento.
Em seguida, para posicionar os candidatos e o público presente, informou que, de acordo com dados do IBGE – Censo 2010, realizado em Monte Azul Paulista, 3.335 pessoas declaram possuir algum tipo de deficiência e que, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo, o município possui 15.594 eleitores registrados, o equivalente a 81,58% da população. “Se fizermos uma regra de três simples teremos 2.720 eleitores diretos deficientes e, possivelmente, 5.400 eleitores indiretos, totalizando 8.120 eleitores”, afirmou Guerra, enfatizando: “Este é o público eleitor para quem e em nome de quem estaremos falando neste encontro”.
Ademais, Antônio Guerra informou que o evento estava sendo filmado e, tomando por base as respostas oferecidas pelos senhores candidatos, a AME irá elaborar uma “Carta Compromisso” com as metas que os cidadãos deficientes pretendem sejam cumpridas nas futuras gestões para que suas vidas possam ser melhoradas, seus direitos respeitados e que Monte Azul Paulista se destaque em ações voltadas para o desenvolvimento humano.

Destaques do evento inédito na vida política da cidade:
- No início, durante os agradecimentos, Guerra agradeceu especialmente “aos deficientes presentes, que aqui vieram para mostrar que a deficiência não é um impedimento para sua participação na vida social e política de nossa cidade”, considerando o lema da AME “Nada sobre nós sem nós”, quando o assunto é inclusão social.
- Desculpas pela não transmissão do evento pelas rádios locais, devido à falta de providências e informações ao Tribunal Regional Eleitoral. Se fosse transmitido, as emissoras seriam multadas em R$ 28 mil. O advogado da AME trouxe a informação três horas antes do evento.
- Presença da intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Maria Aparecida Silva Campanella.
- Candidato da coligação Juventude e Experiência apresentou o pedido de seu vice que queria responder as perguntas em seu lugar, já que criou a AME e tem mais conhecimento sobre o assunto. Pedido negado pela coligação Unidos por Monte Azul, após considerações das regras pré-estabelecidas para o evento: “os candidatos ao cargo de prefeito responderiam às perguntas”, sugerindo outro evento em que os vices pudessem se manifestar.
- Perguntas lidas por Anamaria Brandi Curtú, membro da Comissão de Ética da AME, juntamente com Paulo de Tarso Guerra dos Santos e Jesus Bello. Em alguns momentos o mediador teve que interferir, explicando detalhadamente a questão para que a resposta fosse a contendo.
- Cada candidato teve cinco minutos para responder cada pergunta e, após o término delas, 10 minutos para apresentar seu planejamento e ideias ligadas, exclusivamente, ao assunto “deficientes”.
Publicado no Jornal acidade, edição de quarta-feira, 12 de setembro de 2012, pág. 03

Igor Fonzar Plaza - Juventude e Experiência, Antônio Guerra, e Paulo David - Unidos por Monte Azul

Publicado em: 12 de setembro de 2012