Vereadores derrubam veto do prefeito ao projeto que reconhece como essenciais atividades desenvolvidas por alguns segmentos do comércio e prestação de serviços

Extraordinária foi transmitida, ao vivo, pelos canais oficiais do Legislativo Municipal, diretamente do Plenário Palmiro Torrieri
Visualize fotos

Os vereadores da Câmara Municipal de Monte Azul Paulista rejeitaram o veto total do Executivo ao Projeto de Lei 1022/2021, que “Reconhece como essenciais para a população de Monte Azul Paulista -SP as atividades desenvolvidas por academias, comércio varejista, bares e restaurantes, salões de beleza, escolas, feiras livres e praças de alimentação e dá outras providências”, na sessão extraordinária desta quinta-feira, 25 de março. Colocado em votação secreta, nos termos do artigo 250 do Regimento Interno, o veto foi derrubado, ou seja, foi refutado e o Projeto de Lei nº 1022/2021 foi aprovado, por unanimidade na votação dos dez vereadores, não sendo necessário o presidente votar.

Na tribuna, o vereador Fábio Jerônimo Marques (DEM) explicou os motivos pelos quais os vereadores entendem que o veto não tem razão de ser, e que o Projeto de Lei nº 1022/2021 seja sancionado, visando a abertura do comércio local, em tempos de pandemia. Em sua opinião, o comércio de nossa cidade é bastante regrado e não se trata de um foco de transmissão da doença. Pediu que as pessoas tenham mais consciência, neste pior momento da pandemia, que realizem suas caminhadas com máscara e pratiquem suas atividades físicas com segurança para si e para a comunidade.

O vereador Ricardo Sanches Lima (PSDB) também comentou sobre a questão, referendando a fala do colega Fábio, e acrescentando que é preciso muita cautela a fim de atravessarmos esse período tão difícil, com a maior tranquilidade possível. “Isso está longe de ser uma realidade, pois a população continua vivendo de forma indiscriminada, ignorando o vírus que tantas vítimas tem feito em nossa sociedade”, enfatizou.

Mardqueu Silvio França Filho (PSD), presidente desta Casa de Leis, comentou que este projeto teve origem na cidade de Catanduva-SP e foi adaptado para a nossa realidade. Disse, também, que mesmo que tenha sido assinado por oito vereadores não quer dizer que os outros três não sejam favoráveis à matéria. “O que ocorre é que, no dia em que foi discutida a ideia, não estavam presentes nesta Casa três vereadores, que depois, em votação, foram favoráveis à aprovação da matéria”, explicou. Para finalizar, afirmou que, além do isolamento social, é urgente a necessidade de a Prefeitura Municipal organizar um tratamento precoce para a população, a fim de que o comércio possa funcionar com mais calma e segurança.

Em cumprimento ao §1° do artigo 250 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Monte Azul Paulista, o presidente do Legislativo, Mardqueu Silvio França Filho (PSD), já enviou o projeto de lei 1022/2021 ao prefeito Marcelo Otaviano dos Santos, que deverá promulga-lo em 48 horas.

“Se a lei não for promulgada pelo Prefeito, no caso do parágrafo 1º do artigo 248, o Presidente da Câmara Municipal promulgará e, se este não fizer em igual prazo, caberá aos demais membros da Mesa, nas mesmas condições, fazê-lo, observada a precedência dos cargos” (Artigo 251).

Veja a sessão completa nos canais oficiais da Câmara Municipal de Monte Azul Paulista (Portal, Facebook e YouTube).




Publicado em: 25/03/2021 17:00:00

Publicado por: Marlene Ap. Manteli